Progresso

 

 

 

Nota Prévia:

Sabias que o Sistema de Progresso está a ser revisto? Está em revisão e em experimentação nos Agrupamentos Piloto. Aqui encontras o que está actualmente em vigor, mas mantém-te atento às mudanças 🙂

Quando tiveres dado prova do teu domínio sobre a lista que se apresenta na etapa de Adesão estás pronto para fazeres a tua Promessa. Iniciarás depois o percurso pelas etapas de Bronze, Prata e Ouro, e aqui podes ver as suas diferentes provas organizadas por áreas temáticas.

 

 

_____________________________________________________________

Adesão ao Movimentopromessa-escuteiro

Conhecer a vida de B.P. e do Movimento Escutista para a expôr verbalmente ou por escrito.
Descrever a história do C.N.E. e a sua organização, assim como a insígnia associativa.
Descrever a organização e a história do Agrupamento.
Conhecer a simbologia Escutista (B. A., saudações, divisa, Flor de Lis, uniforme).
Estar em adesão e por em prática os sinais comuns da vida cesta.
Conhecer e procurar viver a Lei, Promessa e Princípios.
Utilizar correctamente os seguintes nós e ligações: direito, barqueiro, pedreiro e escota ou tecelão, nó de correr, cabeça de cotovia, botão em cruz, botão em esquadria e fazer um trabalho em que entrem pelo menos quatro tipos diferentes de nós e/ou ligações.
Ter conhecimentos técnicos de campismo – montar uma tenda, conservação de material, regras de machado e navalha e participar num acampamento de fim de semana.
Apreender globalmente a mensagem do “Escutismo para Rapazes”.
Ter conhecimento dos distintivos do C.N.E.
Adesão à Secção

Conhecera organização da IV Secção e saber inseri-la na organização do Agrupamento e da Associação.
Conhecer a mística e simbologia da Secção.
Ter vivência positiva em Equipa de, pelo menos, 3 meses.
Ler “A Caminho do Triunfo” e comentar um dos seus capítulos.
Participar numa actividade típica da Secção.
Conhecer a conversão de São Paulo.
Saber e meditar a oração do Caminheiro e o cerimonial da Promessa e Compromisso.
Elaboração do Projecto Pessoal de vida.
Recomendação:
Recomenda-se que os aspirantes adquiram conhecimentos da Secção anterior de forma a equipararem-se aos Pioneiros que transitam.

_______________________________________

ETAPA DE BRONZEcaminheiro-bronze

Saúde / Socorrismo

  • Saber sinais, sintomas e respectivos primeiros socorros de hemorragias e fracturas, executando as imobilizações
  • Identificar e utilizar diversos tipos de ligaduras
  • Conhecer os principais métodos de planeamento familiar e saber a posição da Igreja em cada um deles
  • Saber como socorrer asfixias, incluindo o afogamento
  • Saber agir perante um acidente de viação
  • Saber improvisar transporte, levantar e transportar uma vítima
  • Saber como agir perante um parto de urgência ou de um aborto prematuro

Aptidão Física

  • Fazer uma prova de corrida de orientação
  • Desenvolver técnicas de escalada e descida
  • Conhecer a estrutura muscular do corpo humano
  • Saber alguns exercícios específicos para o desenvolvimento correcto dos principais músculos

Cultura / Social

  • Participar num “Hike” cultural, tendo em conta a recolha fotográfica e documental
  • Conhecer em linhas gerais a Constituição Portuguesa
  • Conhecer a função da Procuradoria Geral da República e do Provedor de Justiça
  • Conhecer a Declaração Universal dos Direitos do Homem
  • Descrever na generalidade um organismo mundial, (ex. FAO, ONU, UNESCO, UNICEF)

Educação Ambiental / Vida em Campo

  • Acampar um fim de semana cozinhando todas as suas refeições
  • Saber técnicas de filtrar água e fabricar um filtro
  • Saber identificar os diversos tipos de madeiras e conhecer a sua utilização em fogueiras e construções
  • Participar em acções de formação que visem a aquisição de conhecimentos de Educação Ambiental

Técnica

  • Conhecer e aplicar todos os nós e ligações respeitantes a progressão técnica desde Lobito mais: botija, turco e costuras (pinha, alça…)
  • Conhecer diversos tipos de fogueira
  • Conhecer diversos tipos de fornos e quais as técnicas para os executar
  • Saber avaliar a carga de rotura de uma espia ou cabo
  • Saber como utilizar e conservar todas as ferramentas que compõem um kit de Pioneirismo (Froissartage)
  • Saber como montar um sistema utilizando roldanas e cadernais

Prevenção e Segurança

  • Conhecer as regras gerais de higiene e segurança do trabalho
  • Conhecer o plano de protecção civil do seu concelho
  • Conhecer os perigos que advém de:
    • Energia Nuclear
    • Resíduos das fábricas
  • Conhecer os perigos que advém de:
    • Uso excessivo de pesticidas
    • Adubagem na agricultura

Expressão e Comunicação

  • Conhecer o funcionamento de dois meios de comunicação
  • Conhecer e saber utilizar duas técnicas de comunicação
  • Conhecer as regras base de comunicação
  • Participar num curso de animação de grupos, meios áudio visuais, etc

Servir

  • Descrever o que se entende por Serviço, B.A. e fraternidade dos caminheiros
  • Colaborar numa manifestação da âmbito religioso
  • Conhecer quais e como funcionam as instituições de carácter social e serviço público da sua área

Escutismo / A Equipa

  • Conhecer sumariamente os organismos internacionais do Escutismo
  • Ter conhecimentos gerais sobre os Estatutos e Regulamentos do CNE.
  • Conhecer os motivos que levaram BP a fundar o Movimento Escutista e como este se expandiu ao longo dos anos

Aprofundar a Fé

  • Fazer a relação dos dez artigos da Lei do Escuta e Princípios com os 10 Mandamentos
  • Conhecer a declaração do Vaticano II sobre liberdade religiosa pondo em prática uma atitude de respeito pelas diferentes opções
  • Descrever o encadeamento e sentido dos ritos próprios de uma celebração litúrgica
  • Saber manusear a Bíblia

_____________________________________________________________

ETAPA DE PRATAcaminheiro-prata

Saúde / Socorrismo

  • Frequentar acções de formação sobre socorrismo no interior ou exterior do movimento
  • Cooperar com o organismo próprio em campanhas de saúde pública
  • Frequentar acções de formação sobre temas específicos de saúde como :
    • Nutrição
    • Doenças cardiovasculares
    • Cancro
    • Hepatite B
    • Sida
    • Outras
  • Elaborar com outros jovens, ou só, um trabalho crítico sobre os principais problemas no campo da salubridade e saneamento básico que afectam a sua comunidade, divulgando-o
  • Colaborar responsavelmente com uma instituição de Protecção Civil, em pelo menos uma acção concreta, com vista a adquirir conhecimentos sobre socorrismo de uma forma prática
  • Prestar um mínimo de 20 horas de serviço comunitário numa instituição de saúde ou reinserção social da sua área

Aptidão Física

  • Participar num “Hike”
  • Participar em jogos e actividades desportivas em Equipa ou Clã
  • Conhecer alguns dos cuidados a ter com exercícios de manutenção

Cultura / Social

  • Realizar uma acção de relações públicas, como: stand, venda, exposição, posto informativo, etc.
  • Fazer um levantamento histórico/cultural da localidade onde vive
  • Realizar um trabalho de conservação do património

Educação Ambiental / Vida em Campo

  • Planear e montar um acampamento fixo de Unidade, idealizando as construções e respeitando os princípios ecológicos
  • Construir na base de uma pesquisa um ou mais ninhos e recipientes de comida, adequados a espécies existentes na zona
  • Fazer um levantamento da flora e fauna da região
  • Construir um abrigo para a observação de aves

Técnica

  • Construir e utilizar um abrigo para si e/ou para a sua Equipa num acampamento de fim de semana
  • Fazer diversas recolhas de pegadas, negativo e positivo e respectiva identificação
  • Montar em campo o espaço próprio e decorá-lo para uma celebração Eucarística
  • Utilizar correctamente um sistema de transmissões

Prevenção e Segurança

  • Realizar na sua comunidade um ciclo de conferências em conjunto com a sua Equipa e/ou entidades exteriores ao Movimento Sobre um dos temas:
    • Protecção infantil
    • Vacinação
    • Protecção Civil
    • Prevenção rodoviária
    • Outras
  • Demonstrar que tem noções de socorros a náufragos

Expressão e Comunicação

  • Fazer a animação de um fogo de conselho, tendo conhecimento da sua estrutura, mística, simbolismo e origem
  • Executar uma caracterização pessoal de acordo com a mística do caminheirismo
  • Participar activamente no Jamboree no Ar, assumindo por exemplo a elaboração de jogos paralelos à própria actividade
  • Conceber e executar cenário, som ou iluminação para uma peça.

Servir

  • Empenhar-se na preparação para a promessa e/ou Compromisso de um aspirante/noviço
  • Prestar um serviço de carácter humanitário
  • Fazer jogos ou brinquedos para oferta a crianças pobres ou a instituições
  • Participar responsavelmente em duas acções paroquiais

Escutismo / A Equipa

  • Executar um trabalho onde descreva o quadro institucional do CNE
  • Tomar atitudes determinantes e construtivas nos diversos órgãos Escutistas onde participa por direito próprio
  • Participar activamente numa Caminhada e demonstrar empenhamento na vida de Equipa

Aprofundar a Fé

  • Ler e comentar um texto papal e/ou conciliar
  • Assumir responsabilidade durante um acto religioso
  • Colaborar na preparação de um encontro de jovens da sua paróquia

___________________________________________________

ETAPA DE OUROcaminheiro-ouro

Saúde / Socorrismo

  • Organizar e animar no Clã uma acção informal e/ou formativa sobre saúde
  • Organizar e animar na comunidade, acções que visem a sensibilização e esclarecimento em varias áreas da saúde
  • Organizar uma campanha de acção pública sobre saúde
  • Organizar e/ou participar activamente numa campanha de despistagem de hipertensão arterial na sua comunidade
  • Preparar e animar uma oficina sobre saúde e outra sobre socorrismo para outra Secção, de acordo com o responsável da mesma
  • Promover e acompanhar a frequência de cursos de socorrismo de outros elementos do Agrupamento e/ou comunidade
  • Acompanhar a formação na área saúde/socorrismo dos socorristas de Patrulha/Equipa, garantindo a sua preparação técnica e material

Aptidão Física

  • Elaborar um trabalho de divulgação sobre a importância do exercício físico
  • Animar sessões de preparação física, desenvolvimento físico ou destreza física para o seu Agrupamento
  • Organizar e guiar um “Hike”, raid ou percurso de montanha

Cultura / Social

  • Fazer um relatório e apresentá-lo no Clã, sobre um problema social (ex.: habitação, fome, primeiro emprego, desemprego, saúde, educação)
  • Apresentar ao Clã um estudo sobre a implantação das sociedades
  • Planear e levar a efeito uma acção de caracter social, cultural ou Escutista em conjunto com outras equipas de Caminheiros
  • Participar numa actividade tradicional da sua Região (ex.: pesca tradicional, olaria, tapeçaria, agricultura, tecelagem, gastronomia, etc.)

Educação Ambiental / Vida em Campo

  • Organizar e animar numa sessão de informação à sua comunidade sobre recursos naturais (ex.: sistemas de recolha, tratamento, neutralização e reciclagem)
  • Elaborar um estudo prévio do local para o acampamento da sua Equipa ou Clã, através de um relatório, reportagem fotográfica, croquis, etc.
  • Planear e animar um dia de trabalho que vise fundamentalmente a protecção do ambiente
  • Implementar a aplicação de uma grelha sobre o impacto ambiental nas actividades de campo

Técnica

  • Instalar num acampamento, em conjunto com a sua Equipa uma ou mais situações à escolha: iluminação, canalização de água, som, telefone
  • Organizar e animar uma oficina (atelier) de construções de campo utilizando técnicas de encaixe (Froissartage)
  • Preparar e animar duas oficinas (ateliers) técnicas para outra Secção de acordo com o responsável da respectiva Unidade
  • Participar na montagem de infraestruturas dos acampamentos inter-secções, Núcleo/Regional/Nacional

Prevenção e Segurança

  • Fazer um levantamento no seu concelho, relacionado com a não observância das regras de segurança e dos malefícios provocados pela não observância destas
  • Colaborar com uma instituição que pratique prevenção, detecção e combate a incêndios
  • Frequentar um curso do Instituto de Socorros a Náufragos

Expressão e Comunicação

  • Organizar uma festa do Agrupamento
  • Elaborar e apresentar no Clã um diaporama que sirva de motivo sensibilizador para um debate subjacente a um tema escolhido pelo próprio Clã
  • Planear e executar para a comunidade uma exposição onde se descreva algumas áreas de intervenção do Movimento Escutista (ex.: protecção da natureza, intervenção social, auxilio na alfabetização, etc.)
  • Elaborar uma oficina (atelier) a escolha, que sirva para instrução de outras Secções e Agrupamento

Servir

  • Animar uma actividade em prol de pessoas carenciadas (3ª idade, lar)
  • Colaborar algum tempo como alfabetizador
  • Colaborar com uma instituição de protecção civil (ex.: Bombeiros, Cruz Vermelha, Socorros a Náufragos)
  • Preparar e animar uma oficina (atelier) no seu Clã, de confecção de brinquedos, encadernação, cestaria
  • Participar e organizar acções de divulgação dos Direitos do Consumidor

Escutismo / A Equipa

  • Colaborar activamente num dos departamentos existentes no agrupamento (ex.: Rádio, Serigrafia, Fotografia, Material, etc.)
  • Apresentar na Equipa o sistema de formação de dirigentes em vigor no CNE
  • Preparar uma exposição e/ou montagem audiovisual sobre um tema em discussão no Clã
  • Apresentar um trabalho e apresentá-lo ao Clã onde descreva a vida de BP

Aprofundar a Fé

  • Planear e animar um dia de campo devidamente encadeado com tempos de reflexão e oração
  • Elaborar e apresentar no Clã um trabalho descrevendo minimamente o estilo de organização de jovens cristãos (ex.: JOC, JUC, Jovens sem Fronteiras, etc.)
  • Planear e animar uma celebração da palavra no Clã
  • Colaborar no sistema de informação paroquial (jornais, cartazes, letreiros, boletim paroquial, etc)

 

 

Fonte: http://www.cne-escutismo.pt/CaminheirosCompanheiros/ABase/Progresso/EtapasdeProgressodosCaminheiros/tabid/1509/Default.aspx

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: